segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Estatísticas e política.



Eu não estava nem um pouco a fim de dar opiniões diretas sobre estas eleições, afinal por estes tempos não tem faltado os incríveis sociólogos ultra politizados de temporada. Que representam bem que a política sempre foi um assunto considerado de intelectuais, mesmo que os intelectuais em questão só tenham a dizer as mesmas coisas agressivas e sem foco. Mas, de repente, me senti incomodada e resolvi escrever. Mais uma, dentre o que já havia até demais. Mas vamos lá.
Dito isso, o fato: a política é um Judas a ser malhado. E assim começa a palhaçada.
Partindo da falta de esperança aliada ao oba-oba que virou xingar políticos, vem as estatísticas. O indicador (IBGE, DataFolha, Voxi Populi), recebe a encomenda da emissora ou do jornal e tira em proporções, a média de votos de cada estado. Consultam na pesquisa apenas cerca de 3 mil pessoas - sendo otimista - dentro de uma população de 190 milhões. Tenho uma amiga que trabalha para estas estatísticas e ela me falou que "os números são muito bem calculados e as proporções muito bem feitas", quando me explicava o processo.
Parece que de tanto número, esqueceram que estão contando pessoas. Que mudam de opinião, que são volúveis, que não se decidiram etc. As estatísticas são terrivelmente falhas.
Mas dificilmente erram porque elas são a propaganda dos principais candidatos, geralmente um oposição radical do outro. Exemplo disso, eu mesma. Gosto do Plínio, mas tenho preferência pela Marina. A forma dela de se posicionar e de reagir as questões para mim é a melhor.(falo isso ao invés de falar de propostas porque as propostas são basicamente as mesmas, exceto os partidos de extrema esquerda) Mas tenho um profundo desgosto pela trajetória da Dilma e pela forma de se posicionar dela.(Fora que a Dilma só assumiu cargos de confiança, nunca foi eleita pelo povo pra governar nem uma padaria.) E por causa disso, fico tendenciosa a votar no Serra. Conversando com o meu pai, ele reclama de eu querer votar para a Marina. Diz que é "chutar cachorro morto". E esse tipo de pensamento é o único resultado das estatísticas; interferir no voto (e nas bolsas, claro).
Acaba que não se vota em quem de fato prefere e sim tentando impedir que o pior - pra quem quer que seja - se eleja. Reparei a mesma tendência conversado com pessoas por aí e lendo blogs. Também notei muita exigência para pouco aproveitamento. Avaliações de candidatos por propostas das quais não vão usufruir, esquecendo daquelas que pesam realmente no bolso e na qualidade de vida. Coagindo - sim - os políticos a prometerem oceanos para nós, obras gigantescas, esquecendo do essencial. O candidato quer fazer obras paternas pra agradar a maioria e acaba não fazendo o que tem que fazer, pensando se eleger de novo, depois. Claro que há a safadeza política, mas nós temos nossa culpa. Polemizando Tiririca, Maguila e outros, mas qualquer um tem o direito de se candidatar. Besta é aquele que vota.
E assim, se une a falta de esperança com a esperança de escolher a opção que vai excluir a pior delas.

Esse meu post é para que eu me convença a esquecer das estatísticas e cuspir nesse sistema. Não sou socióloga. Sou cidadã, tentado defender o meu voto de toda essa alegoria que foi montada para a festa da democracia. Bah.

29 comentários:

  1. Eu acho que tem remédio, alias, acho que tem cura...

    A Cura
    --------------------

    Pra curar sua paixão, beba pinga com limão;
    pra curar sua amargura, beba pinga sem mistura;
    contra dor de cotovelo, beba cachaça com gelo;
    contra falta de carinho: cachaça, cerveja e vinho!

    Se brigar com a namorada, beba pinga misturada;
    se brigar com a mulher, beba pinga na colher;
    quem dá amor e não recebe, mistura todas e bebe;
    e se alguém te faz sofrer, beba para esquecer!!!

    Pra curar seu sofrimento, beba pinga com fermento;
    pra esquecer um falso amor, beba pinga com licor;
    pra acalmar seu coração, beba até cair no chão;
    e se a vida não tem graça, encha a cara de cachaça!!!

    Pra você ganhar no bicho, beba uma no capricho;
    pra ganhar na loteria, beba pinga na bacia;
    pra viver sempre feliz, beba pinga com raiz;
    e se você não tem sorte... beba pinga até a morte!!!

    Se essa vida de cão só te faz sofrer... o remédio é beber... !!
    Yaser

    ResponderExcluir
  2. A política de hoje tá bem tensa mesmo, olha os candidatos...

    http://entendaque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca é demais lembrar os eleitores sobre o voto consciente.Sucesso!!

    ResponderExcluir
  4. parabesn pelo blog,os textos estão inpecáveis!

    ResponderExcluir
  5. E tem também isso
    http://www.escribacafe.com/wp-content/uploads/pqdilmaganha.jpg

    ResponderExcluir
  6. E isso
    http://www.youtube.com/watch?v=83WUqpvddq8&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  7. Ta tenso mesmo! Mais eu concordo com você , acho que todos tem o direito de se candidatar basta os eleitores decidirem oque fazer com esses candidatos haha A dilma me inoja de uma forma que não se resume , fiquei descontende se ela ganhar essas eleições como ta prometendo as estatisticas . Acho que o Serra tem mais pulso firme que a Marina , mais ela tem as ideias sustentaveis que são diferentes , afinal o partido dela ( PV ) nunca teve muita vez né , talvez seria legal ;x

    ResponderExcluir
  8. Olha, tu terminou o texto da maneira certa. Bah. E deu, nada mais que isso. Tipos, baita texto. Me deixou boquiaberto. Voto consciente é o que há.

    ResponderExcluir
  9. Eu realmente não sei em quem votar. É tudo tão vago, tão banal, tão plastificado que ainda não me decidi. Tenho apenas uma certeza, no Serra NÃO votarei. No geral, falar sobre qualquer político é chutar cachorro morto.

    ResponderExcluir
  10. Nós pessoas esclarecidas temos total consciência disso mas e a grande parte da população que é sem educação, sem cultura, sem estudo e facilmente influenciada. Os políticos sabem disso e exploram exatamente as pessoas que sofrem de mais carências

    ResponderExcluir
  11. Manipulation on on on on on on on on on on on ononononononbnnnonfgihgdffeetur.e33fgfg4ijt95u rr0j294 ...... on everybody.

    ResponderExcluir
  12. Sobre política, do jeito como eu vejo, o político que quiser realmente mudar alguma coisa, vai ter que estar disposto a bancar uma mudança de sistema. Qualquer coisa que melhore no capitalismo (melhore de verdade, não com políticas assistencialistas), vai levar o sistema à barbárie precursora de uma nova ordem, seja lá qual for. Mas tem alguém aí disposto a isso? Eu gosto da idéia, mas fico com preguiça só de pensar no processo (ou seja, é gente como eu que esses políticos acabam representando - cada povo tem o que merece).

    Sobre as eleições, eu gosto da franqueza do Plínio. Mas não sei mesmo. Eu estou entre as pessoas dispostas a votar no q eu considerar menos ruim (no segundo turno), mas que ainda não sabem quem seria esse menos ruim.

    ResponderExcluir
  13. Concordo em gênero e número com tudo que você disse.
    Gostei muito do seu blog, voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  14. Qualquer um tem direito a se candidatar cabe ao povo avaliar se o candidato tem condições de legislar lembrando que o salário deles somos nós que pagamos.
    Não concordo com seu pai que votar em Marina é chutar cachorro morto, no momento político do país ela não tem experiência e estrutura para aguentar o que está por vir.

    ResponderExcluir
  15. Eu nem me atrevo a falar de politica, é tão desnecessário. nada nunca muda.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com você: qualquer um tem o direito de se candidatar e besta é quem vota. E pensar que muitos votarão no tiririca... Tenso!
    Ainda não sei em quem votar, procuro saber quais são as propostas que provavelmente poderão ser realizadas, e não somente aquele monte de bla bla bla que eles falam e que a mídia quer que engulamos.
    Esse sistema é medíocre.
    Abraço
    perplife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. pesquisa data folha são controlada isso ja e antigo gostei da ipiniao fote
    http://desventurasedevaneios.blogspot.com/ o emu da uma olhada

    ResponderExcluir
  18. A política está horrível, não se mais se tem reparo!!! Parabéns pelo blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  19. ainda bem que eu não preciso votar AINDA! :]

    sou do blog confissoesdeumaentediada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Enquanto continuarmos indo pela caneça dos outros as propostas continuaram sendo igual nota de seiscentos reais.
    E acho eu que todo candidato tem seus pontos bons e ruins e enquanto uns vão fazer o país evoluir em algo ou vão em coisas diferentes.

    ResponderExcluir
  21. politica no Brasil não existe. sem mais

    ResponderExcluir
  22. Olha... entendo que a juventude de hj é uma das mais despolitizadas que surgiram. Na época da ditadura, volta à democracia, discutia-se política muito mais que agora entre os jovens. Esse sentimento de que "político é tudo a mesma coisa" é muito comum. Mas não é correto. Existem vários políticos que trabalham, e entendem que tem um dever diante dos cidadãos. Sim, eles existem. É só dar uma boa pesquisada. Depois, a falta de discussão, de ensino sobre política nas escolas, promove uma confusão entre termos como "esquerda", "direita", etc. E, ajudado pela nossa imparcialíssima mídia, a confusão é maior ainda. Acredito que essa sua revolta já é um caminho, mas não deve ser um fim.

    Lembro de assistir aquele programa da MTV (notícias mtv) com um "especialista" em política que não parava de xingar o eleitor de trouxa, numa clara tentativa de deslegitimizar o voto popular, a vontade soberana do povo. E pra terminar, o Cazé chamou de "tapados" aqueles que, como eu, nunca foram favoráveis ao Ficha Limpa. Outro programa (furo mtv) mostrava o Bento Ribeiro simulando um vômito ao se referir ao Presidente Lula, e ridicularizando a falta do dedo midinho dele. Não é de hj que eu assisto o Bento debochar do Presidente, e suas piadas são críticas que vão do ingênuo ao preconceituoso. E o debate mtv é pior ainda, pq se leva à sério. Lobão é arrogante, não permite que ninguém contrário ao seus pensamentos conclua um raciocínio, e é bastante agressivo, chegando a falar um "foda-se" para um espectador! As perguntas que iniciam o debate já são viciadas e demonstram seus pensamentos (será que o Brasil será capaz de ter uma Copa do Mundo?). E pra terminar, a piada da Mtv: Lobotomia. Lobão, sinônimo de cérebro? Só mesmo na MTV.

    O que quero dizer é que podemos e devemos ter uma posição política e crítica, e não abandonarmos por causa do enfado que às vezes o processo político nos leva. E acredito que vc deveria rever suas posições sobre a Dilma Rousseff.

    ResponderExcluir
  23. Interpretação de texto. Chame o supletivo.

    ResponderExcluir
  24. "Fabrício,
    Ou eu que entendi mal o seu texto ou você que entendeu mal o meu. (SEU COMENTÁRIO SOBRE MEU COMENTÁRIO É MAIS ESCLARECEDOR QUE SEU PRÓPRIO POST. VC NÃO DISSE NO POST MUITA COISA ESCRITA AQUI.). Eu não acho que os políticos são todos iguais e inclusive coloquei esse ponto como um dos problemas da política. ("falo isso ao invés de falar de propostas porque as propostas são basicamente as mesmas, exceto os partidos de extrema esquerda", OQ POSSO CONCLUIR DISSO?)Disse que a população aprende que político são todos iguais e acaba votando em qualquer um só para cumprir a obrigação de votar. E disse que isso é ridículo. (TÁ CERTO)Eu acredito que existam políticos honestos e desonestos; também acredito que o meu ponto de vista sobre em quem votarei pode estar errado; é muito informação bem elaborada para atrair votos. Manipulação pura.(EU POSSO INFERIR ISSO DO SEU TEXTO, MAS NÃO ESTÁ ESCRITO LÁ!)É preciso ser muito atento, pesquisar o currículo, ouvir o cara falar sem papel, ouvir ele falar na televisão.
    E falando nisso, nem sei porque você citou a programação política da MTV. Só assisto MTV na madrugada, pra ver clipe de heavy metal. Mas, de forma ou de outra, que bom que eles pegaram parte da programação pra fazer isso. Já é um passo, já que tenho ouvido tanto pessoas novas como eu dizerem que estão pouco se fodendo para a política. (POR CAUSA DA "SORTE DE HJ", SOBRE O VMB)
    Discuto política sempre que posso e não porque é época de eleição e nem porque sou metida a intelectual - termo esse que me irrita, inclusive. É porque gosto mesmo. É algo que me faz bem. (VC ESTÁ CORRETA, CLARO)Eu faço parte de uma sociedade com a qual não sou obrigada a concordar? Sim, faço. Mas se eu me abster de me erguer dentro dela com o meu ponto de vista, eu estarei a margem com pedras na mão, sugando as pessoas tanto quando os políticos que poderia ofender, desde sua esperança até sua credulidade, como acontece.
    Minha postura é diferente. Talvez você tenha lido meu texto já com maus olhos porque viu que não tenho o mesmo voto que o seu - Dilma - e porque sou jovem.(TB SOU JOVEM, 24 ANOS)
    Mas assim como você - e eu - falou que os políticos não são iguais, os jovens também não são. (NUNCA AFIRMEI ISSO. NA VERDADE, TENTEI CONFIRMAR SEU TEXTO, CONCORDANDO COM A VISÃO DESPOLITIZADA DE MUITOS QUE VOTAM P/ QUE ALGUÉM "NÃO VENÇA", OU OUTRAS ABERRAÇÕES)Tem jovem sim que se preocupa, que corre atrás de informações e que se ofendem quando insinuam que estão reproduzindo baboseiras que passam na MTV. (JAMAIS AFIRMEI ISSO.) Muita gente tem mania de olhar para os jovens e achar que há uma cabeça oca ocupada em fazer toda sorte de coisa fútil, mas essa visão é tão rasa quanto a desesperança na política. (LEMBRE-SE QUE CRITIQUEI O ESPECIALISTA EM POLÍTICA QUE CHAMA OS ELEITORES DE TROUXA. NÃO ME VEJO COMO UM PRIVILEGIADO, E O RESTANTE COMO MASSA DE MANOBRA. MAS É FATO QUE ESSA GERAÇÃO É ABSURDAMENTE DESPOLITIZADA. POR VÁRIAS RAZÕES) Se olhar não para o âmbito e ver qual é a força que nós temos, você vai realmente acreditar que dessa juventude, não há mais nada. Assim como você foi educado a acreditar.
    Claro que tem muito jovem que não dá a mínima pra isso, mas não me ofenda dizendo que faço parte deles. (NUNCA QUIS TE OFENDER. PELO CONTRÁRIO. VC QUE ESCREVEU AÍ QUE PRECISO DE UM SUPLETIVO.)
    Abraço, cara. "

    EXISTE UMA DIFICULDADE IMENSA EM SE EXPLICAR "ESCREVENDO". POR MAIS QUE CONCORDE COM SEU COMENTÁRIO (EM ALGUMAS COISAS, MENOS NAS ACUSAÇÕES), ELE REFLETE MELHOR SEU PENSAMENTO QUE O SEU POST. NUNCA QUIS TE OFENDER, DAR UMA DE INTELECTUAL METIDO A BESTA, ATÉ ME ESPANTEI COM A RESPOSTA, PQ LI E RELI E NÃO VEJO NADA ERRADO LÁ. ENFIM, PRECISO ESCREVER MELHOR PARA ME EXPLICAR MELHOR. NO MAIS, ACHEI INTERESSANTE O BLOG, APESAR DA ESCURIDÃO. FICA NA PAZ.

    ResponderExcluir
  25. Ah. Parece que ouve um mal entendido. Na "sorte de hoje", eu tiro sarro do VMB. Se o VMB fosse prêmio de tietismo e não de música, eu até concordava.
    E talvez o que você tenha dito sobre minha forma de escrever tem um fundo de verdade. Estou acostumada a escrever no surrealismo e abrir possibilidades de interpretação nos meus textos; talvez por isso vezes acho que uma informação está embutida - mesmo que eu não escreva, é dedutível - e não está. Vou prestar atenção nisso. =D
    Acho que fiquei tão puta de você achar que eu tinha escrito algo com base na MTV que achei que você era mais um desses metidos a intelectuais que gostam de ditar verdades por aí e menosprezar os outros com premissas nerds.
    É, vamos nos atentar pra nos explicar melhor. Abraço, Fabrício.

    ResponderExcluir
  26. Boa a postagem e massa o blog!Sobre a politica , sem comentarios!

    ResponderExcluir
  27. Que bom que nos entendemos. Abraços.

    ResponderExcluir

Olá. Você, sendo você mesmo, não é bem vindo aqui. Mas se você for qualquer outra pessoa, sente-se no chão e coma uma xícara de café.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails