terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mateus



Porra, já era mais de 1 da manhã. E junto já era o ônibus pra casa, o metrô e a cama fofinha e receptiva. Não se sentia bêbado, se achava até muito lúcido, mas já era o terceiro copo que quebrava e a quinta vez que se esquecia do degrau do bar. Os amigos já estavam falando menos e circulando mais. Ofendido, ele também se fez de difícil e saiu de perto. Foi ao banheiro. Sentiu-se sóbrio por lembrar-se de lavar as mãos e só então percebeu uma boceta aberta no seu braço, saindo sangue e manchando a camiseta. Nem sabia onde diabo tinha feito aquilo e só agora que olhara é que começara a doer. Ah, era melhor voltar para casa, antes que alguém o percebesse bêbado.
Ainda bem que não tinha que trabalhar amanhã. Fuçou os bolsos e quase se virou do avesso pra encontrar uma moeda. Nada, nem quinze centavos do cigarro solto. Só um espirro de paranga, enrolada num papel. E enquanto bolava andando, de soslaio viu uma luz vermelha. Que bom, iluminou um pouco e dava pra ver melhor o que estava fazendo. Parou pra continuar o serviço e junto com ele, parou a viatura. Mateus, que não se achava bêbado, malacamente amassou o papel parangado e desceu goela abaixo do bolso.
-Encosta aí, alemão!
-Tem droga aí?
-Não senhor.
-Levanta as mãos e fica de costas!
-Eu não tenho nada, só perdi o ônibus pra casa...
E o bolso vomita o papel
-E o que é isso? – coronhada
-Eu esqueci, senhor
-Qual é seu nome?
-Fulano.
-Eu só não vou te levar daqui porque tenho mais o que fazer a perder tempo com vagabundo. Some daqui e vê se não faz mais besteira, vadio!
Leva chute e toma mais uns tapas. As pessoas que passavam por perto se afastam. Umas, do outro lado da rua, ficam olhando. Acabada a represália, os policiais voltam pro bar lá de cima, pra continuar a cervejinha que a ronda interrompeu.
Pensando e inventando um dicionário de palavrões, sem paranga, sem cigarro e sem dinheiro ficou lá, quebrado e cansado. Mas não ia dormir na rua, podia aparecer aquele povo que gosta de tocar fogo em bêbado e os caralho. Então, foi pro Parque Dom Pedro II, com resto de grana que restava do seu bilhete único¹, para dormir dentro do ônibus que vai até o Sacomã, pelo Fura-Fila². Chegava no final, voltava pro início. Foi e voltou umas quatro vezes, até que desse o horário para que pudesse ir pra casa. Nesse rolê, quase foi apanhado de novo. Mas era muito tarde, deixa pra lá.
Ah, finalmente, o horário do ônibus que ia pra sua casa. Mas não tinha mais nada no bilhete. Ainda bem que, apesar da vergonha que o cobrador o fez passar, deu passagem a Mateus e seus 38 anos por debaixo da catraca.
O alemão chegou em casa, deu um beijo na mãe que dormiu no sofá e foi desmaiar. Não sem antes vomitar. Teve que dormir torto por causa do corte que tinha no braço.
Mas beleza. Amanhã é um novo dia e haverá almoço na mesa.


¹cartão paulistano que permite pegar até quatro conduções em determinado tempo, pagando por uma.

²Projeto idealizado por Maluf, iniciado por Pitta, mudado de nome com a Marta e depois com o Serra, que tem como objetivo ligar duas regiões distantes fazendo integrações com pontos importantes. Nenhum deles concluiu a obra - embora o Serra tenha sido o único a trabalhar por ela, apesar de 11 meses após o início do mandado - e o Fura-Fila já chegou a gastar R$675 mi parado. Os ônibus são remanufaturados e não vem com a metade do serviço que foi prometido nas propagandas, desde o Pitta. Estima-se que a obra, iniciada em 1996 e prometida para 1998 por Pitta e depois para 2004, pela Marta termine na promessa do Serra, para 2012.

7 comentários:

  1. #TENSO!
    Adoro texto q nem o seu!
    Ta de parabéns pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Gostei mais das notas de rodapé.
    Brincadeirinha...

    ResponderExcluir
  3. Gosto meuito do jeito como você usa a linguagem, com coisas do tipo "E o bolso vomita o papel" e "só então percebeu uma boceta aberta no seu braço"... frases tão cruas quanto bem construídas. Aplausos pra você - mesmo que não queira aplausos.

    Francorebel.

    ResponderExcluir
  4. Boceta aberta no braço: hehe, muito bom. Adorei sua foto de cima, o conto e as morsas: lol!
    Bj gata

    Pobresponja

    ResponderExcluir
  5. E Mateus que era um apóstolo, olha só o que ele foi virar.

    ResponderExcluir

Olá. Você, sendo você mesmo, não é bem vindo aqui. Mas se você for qualquer outra pessoa, sente-se no chão e coma uma xícara de café.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails