segunda-feira, 4 de julho de 2011

Auto-Ajuda



- Tudo tem um custo, cara. Esse carro, por exemplo. Vai saber quantos meses ele foi problema e solução do dono dele. Essa sua jaqueta aí, de couro. Um vegan morreria no lugar da confecção dela. Tá, eu também acho que não, mas o quanto você teve que pagar para hoje estar aí, nesse tempo nem tão frio, vestindo esse negócio? Abriu mão de quantas coisas? Tudo que você tem, seu tênis, sua camiseta, seu cliclete vai sempre te custar mais do que te mostra a etiqueta. E se não foi você quem comprou, quem comprou vai ter que pagar o dobro para te dar isso. Por toda uma logística. Ele vai pegar o dinheiro, vai até o lugar onde oferecem o serviço que ele quer, vai pagar antes de saber se ele será satisfeito. E se compensa o trabalho que teve. Ele pode conhecer exatamente o produto, mas muitas vezes ele não sabe se aquilo é o que ele de fato quer. Simplesmente vai lá e compra. Em suma, é mais provável que ele conheça mais o produto que a ele mesmo.
Consegue entender? Sempre se pode perder e mesmo que o custo seja baixo, a perda pode ser astronômica. Seus chocolates, refrigerantes, seu lanche grego. Todos os dias na hora do almoço. Não teve um custo maior do que o que você pagou por ele? Essa sua pança flácida da qual você vem tentando se livrar?
Essa é a questão. Há benefícios prontos para serem extraídos de todos os lados. Que digam os oportunistas. Os sortudos. Os folgados e os milionários. Mas, o que você pode fazer com toda essa vantagem? O quanto sua vida é completa por conta de todos os benefícios que você adquiriu? Você é simplesmente um merda no meio disso tudo. O laranja que se consome e se vende e muitas vezes se humilha em nome de algo que não lhe trouxe nenhuma mudança significativa. E talvez, se você esquecesse seu chocolate no bolso da sua calça, o dinheiro perdido poderia representar nada perto do problema que te trouxe lembrar dele.
Consiga acompanhar. Você vai sempre pagar por tudo. Nasceu com essa dívida. Nasceu pra arriscar e você sempre vai perder. Qual das suas escolhas te trouxe cem por cento de benefício? Qual delas não vem com aquela fatia indesejável, mas que você não pode optar por tira-la do pacote? E você sente que essa é sua raiva gratuita agora. Não é gratuita. Você e eu estamos pagando por ela. Repare. Você não terá paz nunca. Os seus dias estão fadados a imperfeição e a insatisfação que é ter a consciência de que suas próprias escolhas não fazem você feliz. De que elas são caras e você vai conviver com cada uma delas mesmo depois de troca-las, doa-las, perde-las.
Além disso, você tem a tendência a se acomodar com as coisas, mesmo com coisas que não são cômodas. Se você tiver a oportunidade de conhecer algo que vai ser melhor para você do que o que você já tem , se for mexer naquilo que está com você há tanto tempo você vai preferir ficar no prejuízo. Você é do tipo que mudou o ditado. Agora é mais vale nenhum pássaro na mão do que dois voando. Você tem medo até de perder o nada que tem.
Tudo tem um preço. Você tem um preço. Pode ser baixo ou alto. Pode ser uma nota de cinquenta ou pode ser sua própria vida. Ou se você for esperto, há a negociação.
A única coisa que você tem a seu favor é que você sempre vai poder escolher, mesmo que seja dentre todas as coisas que você não quer. Você pode arriscar e conseguir coisas absurdas até para sua capacidade de ameba. Então pare de reclamar que sua vida é uma merda e aceite esse fato de uma vez para não torna-la pior ainda.

8 comentários:

  1. Eu definitivamente não estou satisfeita com nada.

    Nem com esse post maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Um Olhar No Paraíso também é muito bom. Eu gostei do filme =]

    ResponderExcluir
  3. Pois é, minha cara... Por isso existe a arte.

    ResponderExcluir
  4. Você pode escolher comprar o frango já limpo, mas aí ele vem com o peso da embalagem.
    Ou você pode fazer o serviço sujo, matá-lo, e ser feliz

    ResponderExcluir
  5. meu chocolate que eu esqueci na calça, derreteu...!
    eu gastei dois frascos de detergente ,um no molho o outro esfregando a parte de dentro do bolso....prefiro a pança!

    ResponderExcluir
  6. cvvc já usou essa foto

    ResponderExcluir

Olá. Você, sendo você mesmo, não é bem vindo aqui. Mas se você for qualquer outra pessoa, sente-se no chão e coma uma xícara de café.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails